sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

UMA CANÇÃO DE NATAL - SE 9

 
Com o passar dos séculos, as comemorações religiosas foram-se modificando. O canto Gregoriano passou a ter prioridade e era executado por padres e pessoas especializadas. A música religiosa continuou sem a participação direta dos fiéis até a Idade Média (século XVI), quando Martinho Lutero realizou a Reforma Protestante. A partir daí as canções começaram a ser cantadas de uma maneira mais simples e acompanhadas de um Coral.
As músicas natalinas cantadas por corais originaram-se então na Europa e, quando surgiram, eram consideradas pagãs. Costumavam ser cantadas durante as cerimônias do Solstício de Inverno (o dia mais curto do ano). As pessoas reunidas cantavam e dançavam em volta de círculos de pedra.
Aos poucos, as músicas da cerimônia, executadas no dia 22 de dezembro, foram substituídas por canções consideradas cristãs. A primeira canção natalina de que se tem registro data do ano 129. Um bispo romano teria dito que a música "Hino dos Anjos" deveria ser cantada durante o Natal.
As músicas de Natal atravessaram séculos, tendo até corrido o risco de desaparecer como as antigas tradições que a criaram.
E porque atravessamos, mais uma vez, esta quadra festiva, a turma SE9 acompanhada dos professores estagiários do IPB, entoou uma canção de Natal no átrio do Centro Escolar da Sé.
 
 
 
https://youtu.be/3E46EGwyh-I

 
* Para visionar o vídeo da canção, clicar na imagem, ir ao face do Centro Escolar da Sé, ou ir ao respetivo menu deste blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário